Estádios de desenvolvimento
Estádios de desenvolvimento
Com base nas ideias de Piaget, identificou vários estádios de desenvolvimento desde do nascimento ate a adolescência. Aqui apresentamos uma tabela com as características de cada estádio.
Estádio sensório-motor (dos 0 aos 18/24 meses) |
Inteligência prática que se aplica à resolução de problemas concretos e que põe em jogo as percepções e o movimento – daí a designação de sensório-motor. Dos reflexos inatos à construção da imagem mental, anterior à linguagem; Coordenação de meios e fins; Permanência do Objecto (8-12 meses) – a criança procura um objecto escondido, porque tem a noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê;
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Estádio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos) |
Subestádio do pensamento pré-conceptual (2-4 anos) Função simbólica – a criança passa a poder representar objectos ou acções por símbolos. Pode representar mentalmente objectos ou acções não presentes no campo perceptivo – imagem mental. Egocentrismo – a criança (autocentrada) pensa que o mundo foi criado só para si e não compreende outras perspectivas; Pensamento mágico. Animismo – atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados; Realismo – a realidade é construída pela criança sem objectividade (se sonhou que o lobo está no corredor, pode ter medo de sair do quarto); Finalismo – Dado o egocentrismo da criança as coisas têm como finalidade a própria criança (o monte é um declive para ela poder correr); Artificialismo – explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos (o Sol foi acesso por um fósforo gigante).
Subestádio do pensamento intuitivo (4-7 anos) Baseado na percepção dos dados sensoriais. A criança responde à questão que lhe é colocada com base na aparência. O pensamento é irreversível A criança pode classificar e seriar objectos por aproximações sucessivas, embora sem um lógica de conjunto.
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Estádio das operações concretas (dos 7 aos 11/12 anos) |
Reversibilidade mental (capacidade do pensamento voltar ao ponto de partida); Pensamento lógico, acção sobre o real; Operações mentais: contar, classificar, seriar; Conservação da matéria sólida, líquida, peso, volume; Conceitos de tempo e de espaço globais e de velocidade.
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Estádio das operações formais (dos 11/12 aos 15/16 anos) |
Pensamento abstracto (as operações mentais não necessitam de apoiar-se no concreto para serem formuladas); Operações formais, acção sobre o possível; Raciocínio hipotético-dedutivo (o adolescente formula hipóteses e deduz conclusões; é capaz de resolver problemas a partir de enunciados verbais; Definição de conceitos e de valores; Egocentrismo cognitivo, que leva o adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias são as mais correctas.
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