Estádios de desenvolvimento

28-05-2011 12:33

 

Estádios de desenvolvimento

    Com base nas ideias de Piaget, identificou vários estádios de desenvolvimento desde do nascimento ate a adolescência. Aqui apresentamos uma tabela com as características de cada estádio.

Estádio sensório-motor

(dos 0 aos 18/24 meses)

 

Inteligência prática que se aplica à resolução de problemas concretos e que põe em jogo as percepções e o movimento – daí a designação de sensório-motor.

Dos reflexos inatos à construção da imagem mental, anterior à linguagem;

Coordenação de meios e fins;

Permanência do Objecto (8-12 meses) – a criança procura um objecto escondido, porque tem a noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê;

 

Estádio pré-operatório

(dos 2 aos 7 anos)

Subestádio do pensamento pré-conceptual (2-4 anos)

Função simbólica – a criança passa a poder representar objectos ou acções por símbolos. Pode representar mentalmente objectos ou acções não presentes no campo perceptivo – imagem mental.

Egocentrismo – a criança (autocentrada) pensa que o mundo foi criado só para si e não compreende outras perspectivas;

Pensamento mágico.

Animismo – atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados;

Realismo – a realidade é construída pela criança sem objectividade (se sonhou que o lobo está no corredor, pode ter medo de sair do quarto);

Finalismo – Dado o egocentrismo da criança as coisas têm como finalidade a própria criança (o monte é um declive para ela poder correr);

Artificialismo – explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos (o Sol foi acesso por um fósforo gigante).

 

Subestádio do pensamento intuitivo (4-7 anos)

Baseado na percepção dos dados sensoriais. A criança responde à questão que lhe é colocada com base na aparência.

O pensamento é irreversível

A criança pode classificar e seriar objectos por aproximações sucessivas, embora sem um lógica de conjunto.

 

Estádio das operações concretas

(dos 7 aos 11/12 anos)

 

Reversibilidade mental (capacidade do pensamento voltar ao ponto de partida);

Pensamento lógico, acção sobre o real;

Operações mentais: contar, classificar, seriar;

Conservação da matéria sólida, líquida, peso, volume;

Conceitos de tempo e de espaço globais e de velocidade.

 

Estádio das operações formais

(dos 11/12 aos 15/16 anos)

 

Pensamento abstracto (as operações mentais não necessitam de apoiar-se no concreto para serem formuladas);

Operações formais, acção sobre o possível;

Raciocínio hipotético-dedutivo (o adolescente formula hipóteses e deduz conclusões; é capaz de resolver problemas a partir de enunciados verbais;

Definição de conceitos e de valores;

Egocentrismo cognitivo, que leva o adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias são as mais correctas.