Piaget e o desenvolvimento

01-06-2011 12:32

Piaget e o desenvolvimento

    Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios ou etapas constantes e sequenciais.

Defende uma posição construtivista/interaccionista, ou seja, as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age e interage com o meio, tendo um papel activo no seu próprio desenvolvimento cognitivo.

 

    A inteligência é perspectivada como uma adaptação do indivíduo e das suas estruturas cognitivas ao meio. Esta adaptação assegura o equilíbrio entre o indivíduo e o meio através de dois mecanismos: assimilação e acomodação.

    A adaptação é o processo interno de equilíbrio entre o organismo e o meio. Resulta da interacção entre a assimilação e a acomodação. É através da assimilação que o sujeito integra, incorpora os elementos do meio nas estruturas mentais já existentes. Por sua vez, as estruturas mentais modificam-se em função das situações novas/novos dados que provêm do meio – acomodação.,

    Neste contexto, surge-nos também a equilibração, que é o mecanismo interno de regulação entre a assimilação e a acomodação que permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.

 

Factores de desenvolvimento

1. Hereditariedade, maturação interna – a hereditariedade e maturação interna dos sistemas e do crescimento orgânico têm um papel importante no processo de desenvolvimento. Isso depende fundamentalmente de factores genéticos, mas a estimulação do meio pode acelerar/retardar o processo de maturação;

2. Experiência física – a acção exercida sobre os objectos desenvolve a motricidade a criança propiciando o seu desenvolvimento intelectual;

3. Transmissão social – integrada na sociedade, a criança interage com o meio físico e social. Um meio mais estimulante for o meio mais favorecerá a criança ao seu desenvolvimento.

4. Equilibração – mecanismo regulador da assimilação e acomodação que permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.