Vygotsky e o desenvolviment
Vygotsky e o desenvolvimento
Lev Vygotsky desenvolveu a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo.
A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.
Ele propôs que o desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais.
Ele acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre uma criança e uma criança mais experiente.
O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação (a ligação entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através de instrumentos ou sinais).
Ao contrário da imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do mundo, o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interacções com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança.
Esses instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos: linguagem, sistemas matemáticos, signos.
Um pressuposto básico de Vygotsky é a de que durante o curso do desenvolvimento, tudo aparece duas vezes:
1º a criança entra em contacto com o ambiente social, o que ocorre ao nível interpessoal.
Depois a criança entra em contacto com ela própria, num nível intrapessoal
Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo
Vygostsky sublinhou as infuências socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criança:
O desenvolvimento não pode ser separado do contexto social
A cultura afecta a forma como pensamos e o que pensamos
Cada cultura tem o seu próprio impacto
O conhecimento depende da experiência social
A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da linguagem.
Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que dão e por ensinarem.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) – intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual. Uma vez adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de forma a direccionarem o seu próprio comportamento, linguagem essa que mais tarde será internalizada e silenciosa – Desenvolvimento da Linguagem.
Zona de Desenvolvimento Proximal — O mento orienta a aprendizagem e o aprendiz desenvolve novos conhecimentos utilizando tarefas de aprendizagem apropriadas ao seu desenvolvimento
Desafios à Teoria de Vygotsky
• A comunicação verbal pode não ser a única forma pela qual o pensamento se desenvolve.
• Os educadores podem orientar as crianças em diferente formas, trans-culturalmente.