Vygotsky e o desenvolviment

01-06-2011 12:36

Vygotsky e o desenvolvimento         

    Lev Vygotsky desenvolveu a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo.

    A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana.

    Ele propôs que o desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais.

    Ele acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre uma criança e uma criança mais experiente.

    O processo básico pelo qual isto ocorre é a mediação (a ligação entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através de instrumentos ou sinais).

    Ao contrário da imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do mundo, o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interacções com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança.

    Esses instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos: linguagem, sistemas matemáticos, signos.

Um pressuposto básico de Vygotsky é a de que durante o curso do desenvolvimento, tudo aparece duas vezes:

1º a criança entra em contacto com o ambiente social, o que ocorre ao nível interpessoal.

Depois a criança entra em contacto com ela própria, num nível intrapessoal

Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo

Vygostsky sublinhou as infuências socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criança:

O desenvolvimento não pode ser separado do contexto social

A cultura afecta a forma como pensamos e o que pensamos

Cada cultura tem o seu próprio impacto

O conhecimento depende da experiência social

A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da linguagem.

 

Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que dão e por ensinarem.

 

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) – intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual. Uma vez adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de forma a direccionarem o seu próprio comportamento, linguagem essa que mais tarde será internalizada e silenciosa – Desenvolvimento da Linguagem.

 

Zona de Desenvolvimento Proximal — O mento orienta a aprendizagem e o aprendiz desenvolve novos conhecimentos utilizando tarefas de aprendizagem apropriadas ao seu desenvolvimento

 

Desafios à Teoria de Vygotsky

• A comunicação verbal pode não ser a única forma pela qual o pensamento se desenvolve.

• Os educadores podem orientar as crianças em diferente formas, trans-culturalmente.