Psicanálise:

27-05-2011 17:00

Psicanálise:

Freud afirma, em primeiro lugar, a existência do inconsciente que define como uma zona do psiquismo constituída por desejos, impulsos, fundamentalmente de carácter sexual – libido.

Em segundo lugar, afirma a existência de uma sexualidade infantil que se manifesta a partir do nascimento, sendo um elemento essencial no processo de desenvolvimento da personalidade.

Para este pensador, o psiquismo humano seria constituído pelas seguintes zonas:

- id (a zona inconsciente, constituída por pulmões, recordações e desejos de que não temos consciência): existe desde o nascimento e orienta-se pelo princípio de satisfação de impulsos e desejos de natureza essencialmente de natureza sexual;

- ego (zona consciente): forma-se a partir do id no primeiro ano de vida);

- Superego (instância que corresponde à interiorização dos valores e normas sociais e morais vigentes na sociedade): Constrói-se entre os 3 e os 5 anos de processo de socialização, tendo como modelos os pais e outros adultos significativos. Influencia e controla o comportamento do ego.

 

As três instâncias acabam por ter influência entre si que gera conflitos, conflitos estes que resultam em situações de angústia e ansiedade. Para tal existem os mecanismos de defesa do ego.